Nesta quarta-feira (8), em Amsterdã na Holanda, o cacauilcultor Luciano Ramos de Oliveira, de Ilhéus, terá a honra de representar a Bahia - único baiano a participar do concurso mundial - juntamente com os paraenses Miriam Aparecida Federrici e Robson Brogni do prêmio "Cacao of Excellence", considerado o Oscar do chocolate.
No evento, Luciano Ramos, apresentará a variedade de cacau "varietal BN 34", reconhecida como a 2ª melhor do Brasil no Concurso Nacional de Qualidade de Cacau de 2022, o que lhe abriu as portas para essa competição internacional. O cacauicultor expressou sua gratidão por representar a Bahia e a cidade de Ilhéus, onde aprendeu a amar o "fruto de ouro", e espera trazer o título de melhor cacau do mundo para o Brasil.
O prêmio "Cacau de Excelência" é uma premiação internacional que reconhece produtores de alta qualidade, que enviam amostras de amêndoas para serem avaliadas por especialistas em cacau e chocolate, seguindo uma receita padrão e sendo analisadas sensorialmente às cegas.
As 50 melhores amostras do mundo são selecionadas para a final, com o objetivo de valorizar a diversidade e qualidade do cacau.(Redação Notícias de Ubatã.Fonte: cacauechocolate.com.br