A Prefeitura de Barra do Rocha, por meio da Secretaria de Ação Social e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu nesta terça-feira (30) a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Auditório Dr. Wanderley Faria. O evento celebrou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o tema: “Construção, proteção social e resistência”.
A programação começou pela manhã com uma emocionante apresentação do balé do CRAS, seguida de uma animada roda de samba com a participação do grupo da Melhor Idade, resgatando a cultura e fortalecendo o vínculo comunitário. Também estiveram presentes representantes do Coselho Tutelar, o Pároco da cidade Padre Nilson Roberto, secretários e vereadores municipais e sociedade civil.
O público também assistiu à palestra ministrada por Ian Pereira Assunção, mestrando em Ciências da Saúde pela UESB, especialista em Transtorno do Espectro Autista, Saúde Mental e Atenção Psicossocial, habilitado em prevenção ao suicídio e docente da UNEX Jequié. O palestrante trouxe reflexões importantes sobre os avanços e desafios do SUAS, destacando a importância da proteção social no município e no país.
No período da tarde, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para discutir os eixos da conferência, apresentando propostas para o fortalecimento da assistência social local.
A secretária de Ação Social, Vanessa Fonseca, destacou a relevância do apoio da gestão municipal para a realização do evento:
“Esse evento só é possível graças ao compromisso do nosso prefeito José Luiz, que não mede esforços para fortalecer a assistência social e garantir mais qualidade de vida para nossa população.”
A Conferência Municipal se consolidou como um espaço democrático e participativo, reunindo gestores, profissionais, entidades e a comunidade para construir coletivamente políticas públicas que assegurem direitos e promovam inclusão e bem-estar social.
Ascom/PMBR