O advogado, sub procurador do Município de Ubatã e professor universitário, Yan Nascimento, em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (08/07), ao jornal Dinâmico News, da Povo FM, destacou diversos pontos das Eleições 2024.
Inicialmente o entrevistado falou da série de restrições que os pré candidatos que são prefeitos e vereadores estão submetidos nesse período de 03 meses que antecede o pleito, à exemplo da vedação a realização de publicidade, participação em inaugurações, distribuições de brindes, dentre outros.
O advogado ainda falou sobre o Calendário Eleitoral, enfatizando que no período de 20 de Julho a 05 de Agosto ocorrerão as Convenções Partidárias, evento no qual os partidos formalizarão a escolha de seus candidatos. Após, os partidos terão até 15 de Agostos para os registros de candidaturas. Em 16 de Agosto começa a Campanha Eleitoral, incluindo a Propaganda Eleitoral.
O âncora Garcia Junior ainda questionou o consultor sobre Pesquisa Eleitoral Fraudulenta e Pesquisa sem Registro, além das Fakes News. Yan explicou que a Pesquisa Fraudulenta é aquela montada ao bel prazer do editor, sem nenhum critério, constituindo crime eleitoral, passível de pena de detenção, enquanto que a Pesquisa sem Registro foi feita por uma instituição, porém sem ser submetida ao crivo da Justiça Eleitoral, o que é passível de multa, que varia entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.
O jurista ainda falou sobre as Fake News e a Desinformação nas Eleições, destacando o combate do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a disseminação de notícias falsas e as responsabilizações dos criadores e divulgadores. Ainda foi falado sobre os cuidados que os administradores de grupos de Whatsapp precisam ter com os conteúdos postados.
Para finalizar, o advogado fez um apelo para que as pessoas escolham seus candidatos e defendam suas posições, sem ofensas pessoais, sobretudo em municípios pequenos onde há uma relação próxima entre todos os moradores. (Notícias de Ubatã)