Foto: Ilustração |
Começou a vigorar desde a última sexta-feira (2), o uso de celulares e outros dispositivos tecnológicos nas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. O decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) foi publicado em Diário Oficial e a proibição passa a valer dentro e fora da sala de aula, ou seja, nos intervalos e recreio também.
Durante o mês de fevereiro haverá ações de conscientização nas escolas, permitindo que os alunos possam se adequar às novas regras, que começam a valer a partir de março.
A medida foi tomada após uma consulta pública promovida pela Secretaria de Educação, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, com mais de 10 mil respostas. De acordo com o levantamento, 83% são favoráveis à proibição do uso do aparelho, 11% parcialmente favoráveis e 6% contrárias.
Agora, os alunos que levarem celulares e demais dispositivos eletrônicos para a escola deverão mantê-los guardados na mochila ou bolsa, desligado ou em modo silencioso.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a decisão de proibir os celulares nas escolas foi tomada, também, com base em diversos estudos que indicam que o uso inadequado ou excessivo da tecnologia tem impacto negativo para os alunos no ambiente escolar.
Em caso de descumprimento do decreto, o professor poderá advertir o aluno ou cercear o uso dos dispositivos eletrônicos em sala de aula, bem como acionar a equipe gestora da unidade escolar. Fonte: CNN Brasil