Operários precisam receber alguns equipamentos de segurança, à exemplo de calças e botas Foto: Notícias de Ubatã |
Vereadora Joilda e Diplomata inspecionam obras e conversam com operários Foto: Notícias de Ubatã |
A Comissão de Educação, Obras e Saúde da Câmara Municipal de Ubatã, composta pelos vereadores Joilda Silva (PSC), Carlos Alberto, o Diplomata (PPS), e José Silva (PTB), atendendo às solicitações do vereador Gabriel Nascif (PT), visitou na manhã desta sexta-feira (04) os canteiros de obras das construções dos Postos de Saúde do município (ESF's), que ficam localizados nos Bairros São Raimundo, Glória e Comissão. Por questões pessoais, o edil Zé Silva não pode comparecer nas inspeções.
Joilda e Diplomata conversaram com os operários e verificaram as condições de trabalho, bem como solicitaram a presença do Secretário de Obras, Paulo Henrique Ribeiro, o Paulinho, para realizar um relatório das inspeções. Os edis, preocupados com as condições de trabalho dos operários, e na tentativa de evitar a paralisação das obras, bem como a demissão dos trabalhadores, que poderia ser gerada por meio de uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), devido as irregularidades constatadas pelo edil Gabriel, realizaram um trabalho de fiscalização, que será repassado para a PAVISA, do empresário Beto Carioca, empresa responsável pela obra.
Dentre as irregularidades constatadas anteriormente, a falta dos EPC's e EPI's, que são os equipamentos básicos de segurança do trabalho coletivos e individuais, bem como a falta de assinatura da Carteira de Trabalho preocupava o legislativo, que chegou a afirmar que caso não houvesse regularização ingressaria com uma denúncia no MPT. Por algumas vezes, o vereador Gabriel encaminhou ofícios e Pedidos de Providência para a PAVISA, mas não obteve êxito. Nesta sexta-feira, Joilda e Diplomata, constataram que os capacetes, botas e luvas já foram fornecidos pela empresa, porém algumas irregularidades ainda precisam ser resolvidas.
Dentre o que foi constatado pela Comissão, ainda precisa ser ajustado: diversos operários trabalham de bermuda, ao invés de calça, o que é um risco; as luvas fornecidas são inadequadas para a construção civil e alguns servidores ainda estão sem as botas. Segundo informações, esses equipamentos são de responsabilidade da PAVISA. Os edis da Comissão competente pediram para que um relatório completo das obras seja entregue à Câmara Municipal, no âmbito de que o legislativo possa ter conhecimento da real das construções dos Postos de Saúde. Para alguns edis, as obras de construção do ESF da Comissão está bastante atrasada, entretanto apenas o relatório e a inspeção realizada pela comissão poderá fornecer detalhes mais precisos, dos quais serão apresentados no plenário da Câmara nas sessões.
(Noticias de Ubatã)