26 fevereiro 2013

Ubatã: Antigo sonho de sinalizar a cidade pode sair do papel

Placas de trânsito podem ser instaladas na cidade
Um sonho antigo que sem dúvida mora na cabeça dos moradores de Ubatã é a sinalização da cidade. Desde a segunda administração do ex prefeito Adailton Ramos Magalhães, o Dai da Caixa, mais precisamente no ano de 2006, que se fala em sinalizar Ubatã. Na época, na semana nacional do trânsito, os técnicos do Detran Bahia criaram o projeto "Educar para transformar, transformar para educar" e chegou a ser apresentado pelo deputado estadual Sandro Régis, para no ano seguinte entrar em execução.

O Detran Bahia chegou a mapear as ruas do município e desenvolver o projeto, mas até hoje não saiu do papel, assim como vários outros projetos desenvolvidos na cidade e em todo o país. Nesta segunda-feira (26), o secretário de administração, Expedito Rigaud, tocou no assunto pela primeira vez após 6 anos do então projeto.

Expedito disse que é do interesse da gestão Simeia Queiroz (PSB) sinalizar o município e colocar placas de sinalização de trânsito, bem como instalar placas que indiquem a localização dos principais órgãos do município. "As pessoas chegam em Ubatã e ficam procurando o Fórum, a saída da cidade, e sem as placas quem vem de fora fica perdido" disse o secretário.

"É preciso sinalizar a cidade urgente. Existem lugares que até poderia se instalar semáforos, por exemplo. A Polícia Militar hoje tem dificuldades em fiscalizar o trânsito devido a falta de sinalização. Muitos motoristas estacionam em locais irregulares e quando a PM vem realizar a fiscalização, alegam não ter placas proibindo o estacionamento. Muitos desses estacionamentos irregulares atrapalham o fluxo do trânsito, só para se ter noção de como a sinalização é importante. Quanto a sinalização em Ubatã, se gastou dinheiro na época para fazer um projeto, por sinal, muito bem feito, mas nunca saiu do papel." disse Ubaldo Santos, coordenador da 6ª Retran.

Redação Notícias de Ubatã