O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, aparece ao lado da presidente Dilma Rousseff, da modelo Gisele Bündchen e da presidente da Petrobrás, Graça Foster, na lista das cem personalidades do ano, divulgada ontem pelo jornal espanhol El País.
O quinto brasileiro incluído na premiação é uma surpresa: a policial militar Pricilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro. Ela foi listada como um dos principais líderes iberoamericanos do ano de 2012 ao lado de Joaquim e Dilma. Foster está na categoria de políticos, enquanto Gisele, na de estrelas. O El País grafou o nome da policial como Patrícia, mas é possível notar que a homenagem foi dirigida a Pricilla.
A publicação ressalta a história de superação da comandante, que, com "senso de justiça", chegou à função. Segundo o jornal, ela recebeu no Dia Internacional da Mulher uma homenagem da primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, pela relevância do trabalho que exerce.
O periódico também destacou o perfil do primeiro ministro negro da história da Suprema Corte brasileira. Joaquim Barbosa ganhou notoriedade no cenário internacional por ser o relator do processo do mensalão.
Encerrado na semana passada, o julgamento teve como resultado a condenação de 25 acusados de participarem de um esquema de desvio de verbas públicas destinado à compra de apoio político ao primeiro mandato do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.