Ubatã: De Ubaitaba para o Arraial de Dois Irmãos - a história de Adeobrandino Ricardo dos Santos, 103 anos de idade

|

Numa época onde a terra ainda guardava segredos e promessas, um jovem chamado Adeobrandino Ricardo dos Santos, 20 anos, o atual mais velho morador de Ubatã, chegou ao Arraial de Dois Irmãos, o berço do que hoje conhecemos como o município de Ubatã. Trazendo consigo sonhos e a esperança de uma vida melhor, Adeobrandino não sabia ainda que sua jornada iria entrelaçar-se de forma indivisível com o crescimento e desenvolvimento desta terra.

A sua chegada nos anos de 1940 marcava o início de uma nova era, tanto para ele quanto para o lugar que escolheu para chamar de lar: Arraial de Dois Irmãos (hoje Ubatã).

A vida de Adeobrandino na zona rural na região de Rio Vermelho (Ibirataia) e posterior na Água Branca em Ubatã parece-nos hoje um relato de tempos mais simples, porém repletos de desafios e conquistas.
Adeobrandino e sua mãe,dona Maria Ricarda. Foto de 1957
Casou-se com dona Neuza e estabeleceu sua família, cultivando o cacau, o ouro verde que por tantos anos foi e, ainda é, o coração pulsante da economia local. Mas Adeobrandino era mais do que um cacauicultor; ele era também um homem de fé e crença, cuja dedicação à Igreja Católica de Todos os Santos e Nossa Senhora da Conceição tornou-se uma parte importante de sua história e da comunidade à sua volta. "Vou todos os domingos assistir à missa", contou.

Com a prosperidade brotando tanto do solo quanto de suas incansáveis lutas e esforços, Adeobrandino decidiu mudar-se da zona rural para a Praça Ruy Barbosa, construindo ali uma residência que se tornaria o lar de gerações. A mudança de residência,  ocorrida na década de 60, não foi apenas uma transição de um lar para outro, mas sim o marcador de uma nova fase em sua vida e na vida da crescente Ubatã - a cidade crescia e novas ruas eram abertas."Quando vim marcar meu lote aqui, nesta rua, não tinha nada", lembra.
Adeobrandino e parte da família - comemoração dos 96 anos.
Neste novo cenário, ele viu suas crianças crescerem, netos correrem pela casa, bisnetos e tataranetos ouvirem atentamente às histórias de dias de outrora e hoje tenta que seus descendentes (bisnetos e tataranetos) aprendam a tocar violão." Dei de presente violão para meus bisnetos", conta sorridente, lembrando que tocou por muito tempo violão e guitarra e compôs algumas músicas - cantarolou uma de suas composições dedicada à sua mãe.

A contribuição de Adeobrandino para o florescimento do comércio local de Ubatã não pode ser descrita como nada menos que fundamental. Comércios como o de Aníbal Azevedo tornaram-se não apenas pontos de compra, mas locais onde as pessoas se encontravam, compartilhavam notícias e fortaleciam os laços da comunidade. 
Adeobrandino, Pe.Cristo e dona Neuza (esposa).
Porém, a vida de Adeobrandino não foi feita apenas de trabalho e dedicação à terra. Suas amizades com figuras notáveis como Flávio Gonçalves Dias, Sandoval Alcântara, Osmar Fernandes, Hamilton Motta, seus compadre Eládio Dias e Arnaldinho Xavier (in memorian) e sua comadre professora Eunice Miranda;  Laudelino Santana, os padres Cristiano entre outros, teceram uma rede de relacionamentos profundos e significativos.
Comemoração dos 103 anos de idade, junho 2024
A história de Adeobrandino Ricardo dos Santos é um legado de determinação e fé.  Aos 103 anos, com uma vida cheia de realizações, ele nos deixa uma mensagem poderosa sobre a importância de sonhar, trabalhar e acreditar. Adeobrandino é mais do que um personagem de uma história; ele é parte viva da alma de Ubatã. Viva senhor Adeobrandino.

Wesley Faustino é pesquisador, historiador,  escritor, especialista em Gestão Publica Municipal e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga