Ubatã: Joselito Oliveira, um artista plástico que rompeu as barreiras do município

|

Joselito Oliveira ou Zelito dos Correios ou Zelito do Frango Dourado e para os mais íntimos e antigos amigos da Ruinha, hoje, avenida Tancredo Neves no bairro Marinalva: Boronga. Essa pessoa ímpar, ex-vereador de Ubatã, é um excelente multi artista: toca cavaquinho, excelente chef de cozinha e, uma das suas maiores qualidades, é a veia artística nas artes plásticas. 

Funcionário aposentado federal dos Correios e Telégrafos, onde iniciou na capital federal e se aposentou na sua cidade natal, Ubatã, Zelito descobriu sua veia artística aos 9 nos quando uma professora se encantou com seus rabiscos numa folha do caderno: uma caricatura do prefeito Sandoval Fernandes Alcântara. 
A partir do incentivo da professora primária não parou mais de rabiscar e, hoje 59 anos depois, se tornou um renomado artista plástico que já expôs seus trabalhos Brasil afora. "Em Salvador fiz a minha primeira exposição no restaurante Praiano - o point da gastronomia soteropolitana, à época em 1982", conta o artista. 

"Quando trabalhei nos Correios, agência do Rio Vermelho, tínhamos um cliente ilustre, o Jorge Amado, o qual adquiriu meu trabalho, através de sua secretária Aída", lembra orgulhoso. 
Outras exposições, prêmios apresentações em programas de TV, a exemplo da famosa Tia Arilma, mas não deixou de mostrar seus trabalhos em Ubatã, local que o despontou para o mundo - tem obras vendidas para alguns países: Itália, França e Portugal, através de uma ubatense que mora na europa. Em Ubatã, em 1999, mostrou seu trabalho numa exposição no Colégio Estadual de Ubatã (CEU) e na Câmara de Vereadores. 

No concorrido e famoso Salão de Artes dos Correios, sempre foi premiado, concorrendo com diversos artistas consagrados no mundo das artes e conta que "em Salvador expus minha arte na maioria das galerias", lembrando que ainda passa seu tempo produzindo arte, seja nas telas, na gastronomia ou na música.(Redação Notícias de Ubatã)

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga