Jonga Alcântara entrega em Ipiaú a Comenda e o Título de Cidadão ao escritor Jorge Amado.

|

" A beleza das coisas não está na riqueza, a beleza das coisas é mais profunda. Está nas pessoas, está naquilo que se faz com carinho e com amor. Em Ipiaú me sentir comovido em todos os momentos. Ri e chorei. Foi tão bonito e fez com que eu jamais me esqueça desta cidade”, assim, encerrou seu discurso em 12

11.1994, na Câmara de Vereadores de Ipiaú, o escritor Jorge Amado.

O famoso escritor, o mais traduzido de todos os tempos, recebeu das mãos do vereador João Tavares Alcântara(Jonga Alcântara) - mandato 1993/1996 - proponente das honrarias, a comenda Altino Cerqueira, a mais importante do municipio, e o título de Cidadão ipiaúense. 

Jorge Amado à época estava acompanhado da esposa e também escritora Zélia Gattai e de Calasans Neto.

O Plenário da Casa legislativa parecia uma entrega de Oscar de tanta gente importante e um grande público para prestigiar, talvez, até o momento atual, a mais brilhante sessão de todos os tempos.

Dentre eles, os homenageados, o casal Jorge e Zélia,  o pintor, gravador, ilustrador, desenhista, entalhador e cenógrafo, Calasans Neto(Mestre Calá); o renomado cardiologista o ipiauense, Jadelson Andrade e o público presente, a exemplo do escritores Euclides Neto, Clodomir Xavier entre outros, além de várias autoridades.

O escritor, membro da Academia Brasileira de Letras(ABL) e ex-deputado federal(PCB/1945), registrado como Jorge Leal Amado de Faria, nasceu no distrito de Ferradas(Itabuna), em 1912, faleceu aos 88 em 2001. Vendeu mais de 25 milhões de livros desde  o 1° romance "O país do Carnaval(1931). Seus 49 romances foram traduzidos para 49 idiomas em 55 países.

Texto e pesquisa: Wesley Faustino

Fonte: site Câmara de Ipiau-Ascom José Américo/ebiografia.com.br/brasilescola.uol.com.br/João Tavares Alcântara.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga