Câmara de Vereadores de Ubatã aniversariou: 69 anos de fundada e da posse dos 1° vereadores e do 1° prefeito

|

A Câmara de Vereadores de Ubatã completou 69 anos de fundação, quando em abril de 1955 o Gestor de Negócios Municipais, Arnaldo Azevedo, criou a 1ª Câmara de Vereadores de Ubatã pelo Decreto n° 23 de 4 de abril para dar posse no dia 7 de abril (quinta-feira) aos primeiros vereadores e ao primeiro prefeito do recém-emancipado município, tornando esta data um feriado municipal que, infelizmente, hoje em dia é esquecido.
A primeira Câmara de Vereadores, eleita em 3 de outubro de 1954 (com mandato de 1955 a 1958), teve como presidentes os vereadores Osmar Fernandes de Oliveira e Hamilton Fernandes Motta. O plenário era composto por Osmar Fernandes de Oliveira, Leônidas Pereira de Oliveira (o dentista Nidinho), Josias Zaga de Souza (Neném), Mário Tavares dos Santos (o médico Dr. Mário), Everaldo Oliveira de Azevedo, Milton Faustino dos Santos, Antonio Muniz Ramos e Hamilton Fernandes Motta. Prefeito: Sandoval Fernandes Alcântara 
Em 1963, o então prefeito Hamilton Fernandes Motta autorizou a compra do imóvel que funcionava a sede da Câmara Municipal e da prefeitura, local que permanece até hoje com a Câmara de Vereadores.

Passaram pelo plenário 179 vereadores eleitos e 21 suplentes que assumiram o mandato - mesmo por apenas um dia -  nestas 17 legislaturas ao longo do período de 1955 a 2024, incluindo apenas dez mulheres - sendo a 3ª suplente, Enoe Ribeiro, a primeira a assumir.
Destaca-se também os três primeiros vereadores representando o Arraial de Dois Irmãos(hoje Ubatã ) na Câmara de Vereadores da Villa de Rio Novo e posterior Ipiaú. Foram eles: Aníbal Azevedo, Dr. César Monteiro Pirajá e Sandoval Fernandes Alcântara.
O ex-vereador e atual vice-prefeito, Paulo Cesar Silva e Silva, detém o recorde de seis mandatos consecutivos no Legislativo, enquanto a ex-vereadora Ednalva Morais Rigaud foi a única mulher a exercer o mandato por três vezes.
Atualmente, a 17ª Câmara de Vereadores, eleita em 15 de novembro de 2020 (mandato de 2021 a 2024), é composta pelos vereadores: Diêgo Magalhães Tavares, Juliano Silva de Oliveira, Erisvaldo Alexandrino dos Santos, Ítalo Bispo de Brito,  Paulo Cesar Silva e Silva Junior, Neide Ferreira de Souza, Matheus Carmo Rebouças, Davidson Gomes Muniz, Márcio Oliveira Santos, Reinam Ramos de Souza, Gabriel Assumpção Nascif. Os vetradores Erisvaldo Alexandrino dos Santos presidiu o 1° biênio e Gabriel Assumpção Nascif o 2° biênio.
Com uma história rica e de longa data, a Câmara de Vereadores de Ubatã continua desempenhando um papel fundamental na governança local. (Ascom da Câmara de Vereadores de Ubatã).

"Pesquisa e texto de Wesley Faustino. Historiador, pesquisador sobre a história da formação do município de Ubatã, política(Executivo e Legislativo)e administrativa,  ex-vice-prefeito de Ubatã, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental(UNEB).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga