15 dezembro 2025

Operação Costa Segura é deflagrada no sul da Bahia e prende quase 30 integrantes de facção criminosa

 
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15), a Operação Costa Segura, com atuação integrada das Polícias Civil e Militar, das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, Rio de Janeiro e da Paraíba, além da Secretaria de Administração Prisional (SEAP).

Os 27 mandados de prisão estão sendo cumpridos, distribuídos da seguinte forma: Itabuna (11); Itacaré (8); Serra Grande (3), distrito de Uruçuca; Ilhéus (3); João Pessoa (1); e Rio de Janeiro (1).

Segundo informações da SSP-BA, 26 integrantes de uma facção criminosa foram alcançados logo nas primeiras horas da operação. Durante as diligências, as equipes policiais apreenderam granadas, uma pistola, drogas, balança de precisão, câmeras de videomonitoramento, além de outros materiais utilizados no comércio ilícito.

A operação mobiliza equipes das FICCO Bahia, Ilhéus e Paraíba, do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sul, da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN) Sul e da Secretaria de Administração Prisional (SEAP).

As ações seguem em andamento e fazem parte da estratégia de integração entre forças estaduais e federais para o enfrentamento ao crime organizado no litoral e no sul da Bahia.