A maioria dos moradores de favelas da cidade do Rio de Janeiro apoiam a megaoperação policial realizada esta semana nas favelas da Penha e do Alemão, de acordo com uma pesquisa da AtlasIntel. Segundo a pesquisa, o apoio à operação entre os moradores é de 88%.
O levantamento AtlasIntel mostra ainda que, no Brasil como um todo, o apoio à operação conduzida pelas polícias Civil e Militar do Rio é de 55,2% – outros 42,3% dos brasileiros desaprovam a ação.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 29 e 30 de outubro, em meio à forte repercussão nacional da megaoperação, que mobilizou mais de 2,5 mil agentes de segurança.
A ação tinha por objetivo prender o traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca, considerado o principal nome do Comando Vermelho no Alemão. No entanto, este objetivo não foi atingido e ele segue foragido.
A incursão policial resultou na apreensão de 93 fuzis e na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais. O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o objetivo era desmantelar o controle territorial das facções que dominam as duas regiões. Entidades de direitos humanos e a Defensoria Pública do Estado do Rio criticaram o número de vítimas. Fonte: Metrópoles
