%2010.32.14_de50e1a9.jpg)
Nesta quarta-feira, 13, a cidade de Ubatã foi cenário da 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Com o tema "Tecendo redes, cuidando de gente: Por um SUS mais integral, mentalmente saudável e bem planejado", o encontro reuniu representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e gestores públicos para discutir os rumos da saúde no município e propor ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação incluiu diálogos sobre as complexidades e avanços para o SUS e com base nos eixos temáticos Atenção Integral à Saúde, Saúde Mental e Planejamento de rede e processo regulatório em saúde os participantes aprofundaram as discussões em grupos de trabalho e apresentaram propostas em busca de soluções que atendam às necessidades da população.
O secretário municipal de Saúde, Maikel Douglas, comemorou a iniciativa e ressaltou a importância de democratizar o debate em torno de melhorias na saúde pública.
"Hoje foi um dia democrático, que nós conseguimos trazer uma conexão entre a população, a Secretaria de Saúde e os poderes. A partir das propostas levantadas aqui, vamos gerar um plano de saúde a nível nacional juntamente com as outras conferências de saúde que acontecerão em outras cidades, fortalecendo o SUS", destacou.
Ainda durante a Conferência, o prefeito Tinho do Vale anunciou que o centro cirúrgico do Hospital César Monteiro Pirajá (HMU) será reativado, implementando as melhorias na unidade. Também foram eleitos os delegados que representarão Ubatã na Conferência Estadual de Saúde, levando o debate para esferas mais amplas.
Ascom PMU