A APLB Sindicato – Núcleo de Ubatã promoveu, na manhã desta quarta-feira (23), uma manifestação em frente à sede da Prefeitura Municipal. A mobilização foi resultado de uma paralisação convocada no início da semana pela entidade, envolvendo professores da rede municipal de ensino.
A mobilização tem como principal objetivo pressionar o governo municipal a cumprir o pagamento dos precatórios do Fundef com os devidos juros e mora, conforme decisão judicial já proferida.
De acordo com o sindicato, mesmo diante de uma sentença favorável obtida por meio de Ação Civil Pública, o prefeito de Ubatã insiste em não realizar o pagamento conforme determinado pela Justiça. A ação movida pela APLB respeita as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que reconhecem a subvinculação mínima de 60% dos recursos dos precatórios para pagamento de indenizações aos professores.
A convocação realizada pela APLB abrange todos os professores beneficiários que exerceram suas funções entre os anos de 1997 a 2006, incluindo servidores ativos, inativos, aposentados, contratados e pensionistas.
A Prefeitura de Ubatã ainda não se manifestou oficialmente sobre a paralisação e as cobranças feitas pelo sindicato.
(Notícias de Ubatã)