Eleições 2024: A Volatilidade da Política e os ventos de mudança em Ubatã

|


*Artigo de Wesley Faustino

"Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou", palavras sábias do ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, que nunca perderam sua relevância. Hoje, elas ressoam com especial intensidade no município de Ubatã, onde a arena política está prestes a ser moldada por novas e intrigantes desenvolvimentos conforme nos aproximamos das eleições municipais de 2024.

Os pré-candidatos e o palco político de Ubatã em 2024 mostram que a disputa pelo executivo em Ubatã se acirra.  Quatro pré-candidatos emergem para protagonizar a corrida eleitoral: o atual prefeito que busca reeleição; Daí da Caixa, ex-prefeito cuja inelegibilidade é discutida, mas tem em sua esposa, Rosana Magalhães, uma carta na manga, jogada aceita sem contestação por seu grupo; o doutor Edson Neves, também ex-prefeito que novamente está na cena política; e César Salys, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Legislativa. A diversidade de partidos - PT, PSDB, MDB e Republicanos - apenas intensifica o clima de expectativa e especulação entre os eleitores.

Neste tabuleiro eleitoral, uma peça fundamental disse que vai se mexer esta semana é a expectativa sobre o anúncio de Siméia Queiroz, anunciada nas redes sociais desde domingo, no Programa Primeira Página da FM Povo na próxima quinta-feira (16).

Na ruas e nas redes sociais dos ubatense a conversa gira em torno dessa peça, Siméia Queiroz - prefeita por dois mandatos consecutivos - que ainda não se encaixou completamente neste quebra-cabeça. 

A ex-prefeita, filha do influente líder político Expedito Rigaud, até o momento, não houve confirmação se ela será candidata ao Executivo como cabeça ou coadjuvante numa vice do atual mandatário?

A antecipação do nome de Siméia para cabeça de chapa cresce, alimentada por rumores e o desejo de muitos simpatizantes.

A expectativa atinge seu ápice com o anúncio da entrevista na FM Povo.  Momento que promete ser um divisor de águas no cenário político de Ubatã.

Independente do que seja anunciado por Siméia na entrevista, é certo que o equilíbrio político em Ubatã será profundamente afetado. Especula-se que sua decisão de entrar ou não na corrida eleitoral tem o potencial de reconfigurar alianças, intensificar campanhas e recolorir o mapa político do município - agora colocando o tom laranja - com a entrada na briga eleitoral pelo Executivo com mais uma legenda: o Avante. 

A empolgação em torno deste evento sublinha a dinâmica imprevisível da política local - uma realidade onde certezas são escassas e as surpresas, abundantes.

À medida que navegamos por essas águas turbulentas rumo às eleições municipais de 2024 em Ubatã, é fundamental lembrar as palavras de Magalhães Pinto sobre a natureza volátil da política. Em uma era onde mudanças podem ocorrer num piscar de olhos, a única constante é a imprevisibilidade:  na política como nas nuvens, nada permanece o mesmo por muito tempo.

*Wesley Faustino. Historiador, escritor, ex-vice-prefeito de Ubatã. Especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga