Os anos bissextos foram criados no Império Romano com o objetivo de ajustar o calendário ao movimento de translação da Terra. Eles acontecem a cada quatro anos em anos divisíveis por quatro, com exceção dos anos terminados em 00.
O ano bissexto possui 366 dias, com o dia adicional sendo o dia 29 de fevereiro. A inclusão do dia extra no ano bissexto tem a finalidade de compensar as horas excedentes que a Terra leva para completar sua órbita ao redor do Sol.
O período exato de translação da Terra é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, o que resulta em um acúmulo de horas ao longo dos anos não bissextos. Essas horas excedentes são ajustadas a cada quatro anos com a adição do dia 29 de fevereiro.
Dessa forma, o calendário é sincronizado com as estações do ano e outros eventos astronômicos. A regularidade dos anos bissextos ajuda a manter a contagem do tempo precisa e a garantir que as datas sazonais ocorram na mesma época a cada ano. É importante ressaltar que o ano bissexto desempenha um papel fundamental na organização do calendário e na manutenção de uma medida precisa do tempo.(Redação Notícias de Ubatã)