Brasil: Rio Grande do Norte, estado pioneiro no direito das mulheres votar e serem votadas; lá teve a 1ª prefeita e a 1ª vereadora eleitas em 1928

|

O estado de Rio Grande do Norte(RN), pioneiro no Brasil na condição da mulher votar e ser votada nos anos 20, graças a Lei n° 660 do Código Eleitoral estadual promulgada pelo governador José Augusto Bezerra Medeiros.
Nas eleições de 1928, na pequena cidade de Lages no interior do Rio Grande do Norte, a jovem viúva de 32 anos, Luiza Alzira Teixeira Soriano,  disputou pelo Partido Republicano, as eleições para o Poder Executivo e venceu com 60% dos votos válidos.

Primeira mulher eleita para um cargo político no Brasil e na América Latina, Alzira Soriano compôs seu gabinete apenas com pessoas do sexo feminino, sendo matéria no jornal americano The New York Times.

O pioneirismo do estado Potiguar em relação as mulheres na política partidária entrou na história mundial por quatro fatos: 1°. A revisão do Código Eleitoral estadual com a introdução do art. permitindo as mulheres votar e serem votadas. 2°. No município de Mossoró, a professora Celina Guimarães Viana,  se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. Assim, fez história como a primeira mulher a se tornar eleitora no Brasil e na América Latina. O 3° fato, a eleição da  professora Joana Cacilda Bessa, eleita em 1928, para o posto de membro do Conselho da Intendência Municipal — equivalente à atual Câmara de Vereadores no município de Pau dos Ferros. 
E o quarto fato histórico para o Brasil e a América Latina, a vitória de Luiza Alzira Teixeira Soriano para governar o município de Lajes, como prefeita eleita democraticamente.

A conquista definitiva dos direitos eleitorais femininos  para todo o Brasil só foi possível a partir de 1932, por meio do Decreto n° 21.076, que criou a Justiça Eleitoral, pelo então presidente Getúlio Vargas. (Pesquisa e texto de Wesley Faustino para o site Notícias de Ubatã).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga