Bahia: Município de Licinio de Almeida tem a melhor educação pública municipal da Bahia; lá não existe escola particular

|

No sudoeste da Bahia, uma cidade de 13 mil habitantes, surgida devido a construção da rede ferroviaria federal, emancipada há 61 anos, tem a melhor educação pública municipal da Bahia e entre as melhores do Brasil.

No municipio não existe escola privada "tem uns 15 anos que fechou a última", conta uma professora aposentada. Segundo comentam na cidade,  os prefeitos que tem passados na gestão do município investiram na educação, sempre mais do que a Lei prevê que é de 25% da receita total. "Já investimos 29,9%" contou um ex-prefeito que quer o anonimato.

A secretaria de educação afirmou numa entrevista que "se um aluno faltar mais de dois dias, sem justificativa, o professor, coordenador e até diretor da educação vai até a casa saber o que está acontecendo", informa. "Também investimos muito em capacitação dos professores e assistência individualizada aos alunos", continua informando.
No municipio a taxa de escolarização de 6 a 14 anos é de 98,49%, segundo o IBGE, com uma evasão de menos de 2%.

O municipio, conforme dados divulgados, disponibiliza gratuitamente uma equipe multidisciplinar com psicólogos , psicopedagogos para estudantes que precisam de terapia e consultas médicas, seja de autismo, déficit de atenção, ou qualquer desvalia.

Os indicadores mostram o sucesso da educação municipal de Licinio de Almeida: 6,7 no Ideb na séries inicias e 7,1 nos anos finais, na última avaliação. "Só lembrando que a educação já atingiu nota 8,1 no Ideb uns anos atrás", lembra uma coordenadora. (Redação Notícias de Ubatã).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga