O jogador brasileiro Junior Moraes é naturalizado pela Ucrânia e corre o risco de ser convocado pelo exército ucraniano para defender o país contra as tropas russas. O atleta está, no momento, abrigado em um hotel na capital, aguardando orientações da embaixada brasileira na tentativa de sair do país.
Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, mais conhecido como Junior Moraes, é um dos brasileiros que estão em Kiev. Ele atua como atacante pelo Shakhtar Donetsk e pela seleção ucraniana. Moraes e outros brasileiros estão em um hotel e já pediram ajuda pelas redes sociais para deixar a Ucrânia.
Moraes joga por times do país há dez anos. Os familiares dele retornaram ao Brasil com o próprio jogador no fim do ano passado, durante as férias. Mas, o jogador voltou à Ucrânia neste ano, antes do início do conflito armado.
Nascido em Santos, no litoral paulista, o atleta de 34 anos é o único dos jogadores que possui passaporte ucraniano, após se naturalizar cidadão do país em 2019. Com a determinação do presidente, Moraes fica impedido de deixar a Ucrânia, por ter dupla nacionalidade, e pode ser convocado para a guerra. Fonte: g1