O temporal que voltou a atingir a Bahia desde a terça-feira (20) tem provocado alagamentos e causado transtorno aos moradores de vários bairros na capital e no interior do estado. Casas foram invadidas e ruas foram tomadas pela água em municípios do interior e na região metropolitana de Salvador.
No sul da Bahia a ventania formou um ciclone, que também foi registrado pelos moradores e causou apreensão na população; confira:
Iguaí
Imagens de alagamento foram registradas por moradores de Iguaí, no sudoeste baiano. O temporal provocou acúmulo de água em vários pontos da cidade e uma espécie de “cascata” foi formada em uma escadaria, no bairro Marinho Freitas.
Avenidas no entorno da Praça Lomanto Júnior, conhecida como Praça do Mercado, também ficaram alagadas. A área é uma parte mais plana do município e, sem o escoamento correto, concentrou muita água.
Ilhéus
Em Ilhéus, no sul da Bahia, um lamaçal pôde ser visto na manhã desta quarta-feira (21), como resultado também das chuvas que atingiram a cidade na terça-feira (20). De acordo com a Defesa Civil, a chuva durou cerca de meia hora, mas foi o suficiente para provocar transtornos.
Imagens feitas por moradores mostram várias ruas alagadas e, nesta quarta-feira, sem chuva, foi possível ver a marca da água na parede de algumas casas. Ainda conforme a Defesa Civil, a previsão é que até a quinta-feira (22) chova um acumulado de 48 mm – quase o mesmo acumulado do mês de janeiro em Ilhéus.
Barra Grande
Em Barra Grande, também no sul da Bahia, casas foram invadidas pela água e diversas ruas ficaram alagadas. Vídeos feitos por moradores no centro da cidade mostram alguns pontos de inundação, e móveis e eletrodomésticos foram perdidos em algumas residências.
Aproximadamente 30 mm de chuva caíram em seis horas, na madrugada desta quarta-feira (21). (Rede Bahia)