04 junho 2020

Ubatã: Vereador Gabriel Nascif inspeciona Hospital e cobra EPIs

O Presidente da Câmara Gabriel Nascif visitou nesta segunda-feira (01), o Hospital Municipal Doutor César Monteiro Pirajá, onde foi realizar uma inspeção, sendo surpreendido com diversas situações, como: a falta de equipamentos de proteção individual adequados no combate ao coronavírus.

"Estive no hospital e observei que os profissionais não vem recebendo os EPIs como deveriam; alguns servidores se queixaram de escassez de material, como luvas, onde só estão recebendo uma caixa por dia, não sendo suficiente; as máscaras não são indicadas para os profissionais, que deveriam utilizar a N95 e estão usando outro tipo. Também observei, que alguns profissionais de limpeza, utilizam um jaleco, higienizam com álcool e passam para outro colega utilizar o mesmo. Comportamentos estes, que põe em risco a saúde de todos estes servidores, que necessitam trabalhar para o sustento de suas famílias, correndo sério risco de adquirir o coronavírus", disse Gabriel.

Por sua vez, o edil ainda chama atenção da gestão para tomar providências enquanto a situação encontrada. (Notícias de Ubatã)

NOTA DA SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE

Em relação à matéria “Ubatã: Vereador Gabriel Nascif inspeciona Hospital e cobra EPIs”, veiculada pelo site Notícias de Ubatã, a Secretaria Municipal de Saúde faz algumas ponderações, a saber: os servidores que participam do enfrentamento ao coronavírus têm à disposição Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em quantidade adequada; as máscaras N95, conforme protocolo do Ministério da Saúde, são específicas para profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes com diagnóstico positivo para covid-19, assim, cabe salientar que os profissionais que se enquadram nesse contexto utilizam este equipamento em Ubatã; quanto aos profissionais de Limpeza, a Secretaria Municipal de Saúde informa que eles utilizem jalecos descartáveis com a orientação expressa de inutilização após o uso. A Pasta, no entanto, acompanhará se os EPIs estão sendo utilizados de forma adequada. A Secretaria de Saúde informa ainda que não recebeu, até o momento, reclamações de seus profissionais quanto às demandas apontadas na matéria jornalística e se coloca, mais uma vez, à disposição do vereador Gabriel Nascif, dos demais vereadores, da comunidade e também da imprensa para sanar quaisquer dúvidas.