Um morador de Itabuna, cidade que fica no sul da Bahia, denunciou a demora no atendimento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para uma mulher que passava mal na noite de terça-feira (21), no centro comercial do município.
Em um vídeo gravado pelo morador, a mulher aparece deitada no chão, passando mal, enquanto ele conta sobre a conversa que teve com uma médica por telefone.
"A médica disse o seguinte: 'Eu preciso que você me ajude, para eu poder te ajudar'. Eu falei: 'Vou te ajudar como, se ela não consegue falar?' E ela disse que ia esperar mais uma pessoa ligar. A mulher caiu no chão e está agonizando ali. Aí eu liguei e eles disseram que vão mandar uma ambulância", concluiu.
Cerca de 30 minutos depois, o jovem volta a gravar um vídeo mostrando que a equipe do Samu não tinha chegado ao local e a mulher estava sendo socorrida por moradores, que colocaram ela em um carro e levaram para o Hospital de Base de Itabuna. Não há detalhes sobre o estado de saúde da mulher.
A Coordenação do Samu de Itabuna explicou, por meio de nota, que o atraso aconteceu por causa do aumento de chamadas de casos de Covid-19. O órgão disse, ainda, que a base não tinha ambulância disponível e, quando foi enviada, a paciente já tinha sido levada para o hospital. *Por TV Santa Cruz e G1 BA