Na última sexta e sábado, os escritores regionais e amantes da leitura tiveram em Jequié a 1ª edição do Salão do Livro, no Centro de Cultura do município. O objetivo, segundo os organizadores, é tornar o maior evento literário da Bahia na promoção e interação entre os escritores regionais, além de ofertar atividades de formação artística para alunos da rede pública de ensino através de palestras, oficinas e workshop. O evento foi possível através do Fundo Municipal de Cultura de Jequié.
O município de Ubatã se fez presente com os escritores Rodrigo Dias, Paolla Milnyczul, e o vice-prefeito, Wesley Faustino. Dias abriu o evento, na sexta (04), falando sobre “a palavra a morada do Ser, e a importância dos nossos sonhos” Autor de quatro livros, entre eles “Em Tempos de email, cartas para Irene!”, publicação que ultrapassou os limites regional, com lançamento em Salvador, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Natal, Itália, na Universidade de Bolonha, e de 18 a 26 de novembro em Luanda, capital de Angola, onde será recebido pela Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, para palestra no Centro de Cultura Brasil-Angola.
No sábado (05), se fez presente a escritora Paolla Milnyczul, autora do blog “Licor de Amora” e do livro “Inexata Certeza”, seu primeiro romance, que reúne crônicas, poemas e poesias, todas escritas a partir de observações do cotidiano da autora.
Na programação do sábado, o jornalista, professor da Uesb e escritor Domingos Ailton, autor do romance Anésia de Cauaçu, discorreu sobre seu romance e os 100 anos de guerra no sertão de Jequié. Nesta noite, teve a abertura da exposição “Retratos da Infância na Escola Diego Brito”. Encerrou o Salão do Livro de Jequié, as professoras doutora em Letras Adriana Abreu e a Mestra em Letras, Jeanne Paganucci, falansobre a o sobre “presença da mulher na literatura brasileira”. (Notícias de Ubatã/Por Wesley Faustino)