
O Ministério da
Saúde informou na manhã desta terça-feira (19), em Brasília, que 157 municípios
brasileiros estão em situação de risco de sofrer uma epidemia de dengue neste
verão, enquanto outros 525 se encontram em situação de alerta. Os dados são do
Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), que mediu o índice de
infestação pelo mosquito em 1.315 cidades entre 1º outubro e 8 de novembro. As
cidades em situação de risco ou alerta representam 52% das que participaram do
levantamento. A região Nordeste é a que concentra a maior parte dos municípios
em situação de risco. Em comparação com o ano de 2010, a Bahia registrou neste
ano 48,25% casos a mais da doença. Foram 61.974 ocorrências em 2013 e 41.803 há
três anos. No entanto, o número de mortes causadas pela enfermidade caiu de 33
para 21, assim como os casos graves, que desceram de 974 a 125.
Cidades baianas
ameaçadas
Na Bahia, as
cidades são Cafarnaum, Campo Formoso, Candeias, Ilhéus, Itabela, Itiruçu,
Jacobina, Jequié, Mundo Novo, Planaltino, Santo Amaro, Senhor do Bonfim,
Serrinha, Serrolândia, Terra Nova e Uibaí. Os municípios em alerta ou sinal
amarelo são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios. As cidades
baianas nessa condição são Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Cruz das
Almas, Guanambi, Castro Alves, Dias D´Ávila, Eunápolis, Ibipeba, Itagimirim,
Itaparica, Itapebi, Lauro de Freitas, Muritiba, Presidente Dutra.