![]() |
Resultado da Enquete realizada no site |
Os internautas do site Notícias de Ubatã, em enquete realizada na página, entre os dias 27 e 05 de Março, com um total de 349 votos, elegeram a Justiça, de forma geral, como a responsável pela situação difícil que se encontra o município de Ubatã. A enquete perguntava de quem era a culpa pela situação do município, e trazia o nome dos 4 últimos gestores (Dai da Caixa, Agilson Muniz, Edson Neves e Cássia Mascarenhas), a Justiça, e a opção todas as alternativas.
Com 34% dos votos (120), os internautas afirmaram que a Justiça é a responsável. A opção todas as alternativas recebeu 107 votos (30%). A gestão de Dai da Caixa ficou em terceiro com 15% (53), seguido da Gestão Agilson 7% (27), gestão Edson Neves 6% (21), gestão Cássia 6% (21). A análise dos resultados também permitiram afirmar que de forma global a população está descontente com as últimas gestões, pois além dos votos individuais, os internautas votaram consideravelmente na alternativa "todas as opções".
Nos últimos 4 anos de mandato, o município sofreu 14 trocas de prefeito e passou por crises na educação, saúde, funcionalismo público, dentre outros setores. A atual prefeita, Simeia Queiroz (PSB), chegou a afirmar que a dívida do município gira em torno de 50 milhões de reais. Tudo começou em maio de 2010, quando o então prefeito Agilson Muniz (PCdoB), eleito em 2008 com mais de 40% dos votos válidos, foi cassado por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.
Desde então, o que se viu foi uma grande disputa judicial pela Prefeitura, e vários nomes revezando a cadeira de prefeito. O prefeito eleito da epóca, só conseguiu retornar ao cargo por 4 meses, ao passo que o segundo colocado e a presidente da Câmara governaram a maior parte do mandato. Os processos judiciais e as decisões aterrorizavam a cidade, e proporcionaram uma instabilidade econômica e política.
Para muitos ligados á área do Direito, a dignidade da pessoa humana, a isonomia e o interesse pelo bem comum ficaram à parte, em um briga que envolveu os Tribunais de Justiça e os advogados. O povo, maior prejudicado, até hoje sofre as consequências das trocas de gestores. Porém, os erros das gestões passadas não foram esquecidos pelos internautas.
Redação Notícias de Ubatã