Poluição toma conta do Rio Água Branquinha em Ubatã Foto: Notícias de Ubatã |
Os rios que cortam o município de Ubatã, Rio das Contas e o Rio Água Branquinha, há anos vêm sofrendo com a poluição, e devido a falta de preservação da mata ciliar estão entrando em processo de assoreamento e em alguns trechos estão literalmente desaparecendo e sendo encobertos pelo matagal.
Os sedimentos que deveriam ser retidos pela mata ciliar acabam indo direto para o leito do rio, devido à ausência da vegetação ao longo da trajetória. O Rio Água Branquinha, segundo informações, atualmente é responsável por quase 50% do abastecimento dos reservatórios da EMBASA, e está completamente poluído. A vegetação original, que deveria acompanhar o leito, aos poucos vem sendo "substituída" por lixo.
Poluição toma conta do leito do Rio Foto: Notícias de Ubatã |
O Rio Água Branquinha em tempos passados chegou até receber um Projeto de Revitalização, porém não foi suficiente para “reviver” o rio genuinamente ubatense. A falta de consciência popular somada à ausência de políticas de conservação por parte do poder público, que visassem preservar a mata ciliar e conscientizassem as populações ribeirinhas, não ocorreu e os rios representam mais um descaso no município.
Atualmente, a poluição e o assoreamento estão assolando os rios de Ubatã, assim como a rede de esgotos sem tratamento que ironicamente escurecem as águas do Rio Água Branquinha, bem como do Rio das Contas. Sem dúvida, a preservação ambiental como um todo consiste em mais um desafio para a Gestão Simeia.
Redação Notícias de Ubatã