Semana da Cultura do grupo CANOATAN (Foto: Saudoso Niron) |
Nesta quarta-feira (30) foi comemorado o Dia da Saudade e em homenagem a esse dia, o site Notícias de Ubatã pediu, em seu perfil na rede social Facebook, para que as pessoas comentassem e falassem do que sentia saudade da Ubatã de outrora.
Entre as coisas que mais foram citadas como saudosas de nossa cidade foram o Cinema, que funcionava na Praça do Fórum, as Micaretas e principalmente a saudade da tranquilidade e paz que a cidade tinha. Ainda foram lembrados os jogos de futebol no antigo campo da cidade, onde funciona o atual Hospital Municipal, os banhos de rio, quando o Rio das Contas ainda inspirava saúde e os festivais de música da cidade.
Depois de lembrar de tudo isso e ver a cidade hoje, percebe-se o quanto Ubatã perdeu com o passar do tempo. Isso nos dá a nítida impressão que estamos regredindo, na contra mão de todas as cidades da região e de tudo que está ao nosso entorno. A cidade realmente mudou, as drogas invadiram nossa cidade e se apossou de vários de nossos jovens.
As administrações municipais também contribuiram para essa "atrofia cultural" em nossa cidade. Mas, não pode, nem deve ser apontada como fator preponderante nesse processo apático. À tempos atrás, as pessoas independente da Prefeitura, tentavam criar, organizar festivais de música, realizar apresentações de grupos de teatro, à exemplo do CANOATAN, grupo formado por jovens desta cidade com intuito de incentivar a cultura local.
"A cultura está acima da diferença da condição social"
Confúcio
Redação Notícias de Ubatã