Decreto proíbe sacerdotes de se filiar a partidos políticos

|



O bispo da Diocese de Jequié, dom José Ruy Gonçalves Lopes, assinou Decreto, em dezembro de 2012, que proíbe os padres de participarem da política partidária. Em entrevista concedida ao Programa Bom Dia Jequié (Jequié FM 89,7), nesta terça-feira (15), o religioso afirmou que a medida foi comunicada já na primeira reunião dele com os sacerdotes e que o pensamento do bispo não poderia ser outro senão o pensamento da Igreja.

A mesma decisão já foi tomada em outras dioceses baseado no Código de Direito Canônico e em discursos pontifícios. Em 1989, no Uruguai, o então Papa João Paulo II discursou aos sacerdotes, religiosos e religiosas em que diz "Quem como vós, sacerdotes e pessoas consagradas, escolheu incondicionalmente Cristo, deve sempre ser fator de unidade, jamais de divisão em nome de determinadas concepções ideológicas ou políticas opcionais, por legítimas que possam ser".

Segundo o bispo diocesano de Jequié, a filiação partidária pode gerar consequências na comunidade em que o padre atua. A principal delas é a divisão dos fiéis, já que alguns podem não concordar com o direcionamento político daquele padre.
Fonte: Ipiaú Online

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga