![]() |
Grupo de dança coordenado pelo Prof. Nino relembrou as tribos africanas Foto: Yan Santos, Notícias de Ubatã |
O Colégio Leur Lomanto (COLL) localizado em Camamuzinho, distrito de Ibirapitanga, realizou na manhã desta sexta-feira (30), das 09h às 13h, o Projeto Interdisciplinar Consciência Negra, que teve como tema neste ano "Mãe África, etnias e legados". O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva do colégio e contou com stands que abordavam sobre os legados afro, culminando as atividades e pesquisas que foram desenvolvidas durante o ano.
O evento contou com apresentações de grupos de dança, a participação de pessoas ligadas ao candomblé, bem como exposição de trabalhos e a produção dos alunos. Em contato com a nossa reportagem, a coordenadora do Ensino Fundamental I, Suelly Menezes afirmou: " A educação não tem cor, e é colorida com a riqueza que cada um traz, pois todos estão sob o mesmo céu".
A diretora do Coll, Izabel Cristina Menezes, conversou com a nossa reportagem e falou sobre a importância da retomada da cultura afro, bem como ressaltou que o objetivo do projeto é quebrar as barreiras do preconceito para com a etnia e relembrar a tão sofrida trajetória do negro no Brasil.
A maior parte dos materiais que decoravam o projeto, assim como as lembranças, foram confeccionadas pelos próprios alunos e tiveram como temática os legados agros, à exemplo das máscaras utilizadas pelas tribos africanas. "Acredito que só através de uma educação séria e comprometida faremos um mundo melhor, capaz de ter pessoas conscientes e críticas, para transbordar conhecimento como moeda de sucesso." afirmou Izabel
Redação Notícias de Ubatã
Redação Notícias de Ubatã