Por: Wesley Faustino
Em uma tarde marcante de 15 de julho de 1964, a comunidade de Ubatã testemunhou um acontecimento que se tornaria um símbolo de desenvolvimento e esperança para as gerações futuras.
"Como era a primeira vez que eu assistia a colocação de uma pedra fundamental, foi uma novidade gratificante. Percebi que se tratava de uma coisa importante, apesar de não entender que aquele fato histórico dava início a uma nova era na educação em Ubatã", contou a ex-servidora da PMU, hoje aposentada, Noêmia Cassimiro dos Santos, à época estudante do Ginásio de Ubatã que funcionava, provisoriamente, na escola Nossa Senhora da Conceição.
![]() |
Prefeito Hamilton Fernandes Motta deu início à construção ao prédio do Ginásio em 1964 |
Ubatã em 1964 estava sob a liderança visionária do prefeito Hamilton Fernandes Motta, quando foi assentada a pedra fundamental do que viria a ser o primeiro pavilhão do Centro Municipal de Educação de Ubatã (CMEU), marcando o início de uma nova era para a educação na cidade.
Este ato não foi apenas um marco arquitetônico, mas também um compromisso com o futuro da juventude ubatense. A assinatura da Portaria n° 155 por Hamilton Motta, estabelecendo feriado municipal na tarde de 15 de julho, ilustra o quão significativo foi esse momento para Ubatã. Isso permitiu que toda a comunidade participasse das celebrações e homenageasse esse passo fundamental para o desenvolvimento local.
A decisão do prefeito não apenas uniu a população em um objetivo comum mas também destacou a importância da educação como pilar para o progresso.
Hoje, 60 anos depois, celebramos o aniversário da pedra fundamental do 1° pavilhão do CMEU que resume bem a jornada de Ubatã: um caminho pavimentado por desafios, superação e triunfos. Este marco não simboliza apenas a construção de um prédio, mas o estabelecimento de um legado educacional duradouro, que continua a inspirar e moldar o futuro do município.
A trajetória de Ubatã enfatiza a força da comunidade, a visão de seus líderes e a importância vital da educação e da infraestrutura para o desenvolvimento sustentável.
* Wesley Faustino, pesquisador, historiador, escritor, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã