Artigo: Os barulhos dos fogos de artifício e os transtornos para os autistas e pets

|


Por: Wesley Faustino

As festividades são momentos de alegria e união para muitos, principalmente na época junina, que fogos juninos são tradição - e com a proximidade das campanhas politicas, haja fogos.

No município de Ubatã os políticos parecem gostar de fogos de artifício mais do que os demais. A população ubatense sempre reclamou do barulho e dos altos gastos com fogos - muitos  chamam de "queimar dinheiro".

Este artigo que propus escrever, explora essa dinâmica: autismo, pets e a hipersensibilidade sensorial. Proponho um olhar atento às necessidades de indivíduos autistas e os pets e as  possíveis intervenções que visem à inclusão e ao bem-estar.
O impacto dos fogos de artifício durante os festejos juninos e outras festividades que utilizam fogos de artifício (inaugurações públicas, adesões políticas entre outras ações), muitos indivíduos autistas ficam em uma situação de extrema vulnerabilidade. O barulho, a imprevisibilidade e a intensidade dos fogos podem trazer consequências sérias para o bem-estar de pessoas com sensibilidade auditiva acentuada.

Além disso, pets, que são companheiros frequentes de muitas famílias, incluindo aquelas com membros autistas, também sofrem com o barulho, demonstrando sinais claros de estresse e ansiedade.

Indivíduos do espectro autista frequentemente vivem o mundo de maneira intensamente sensorial. Sons altos e inesperados, como os de fogos de artifício, podem ser não apenas desconfortáveis, mas também profundamente perturbadores. 
Diante dos desafios apresentados, surgem campanhas de conscientização sobre os impactos dos fogos de artifício para pessoas autistas e animais. Essas iniciativas buscam educar o público sobre as dificuldades enfrentadas por esses grupos durante as festividades juninas, inaugurações públicas, eventos religiosos e campanhas eleitorais e encorajar a adoção de práticas mais inclusivas. Barulhos de fogos, não!

Wesley Faustino. Pesquisador, escritor, especialista em gestão pública e gestão ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga