Brasil: Instituído o voto feminino no Código Eleitoral de 1932

|

 
Há 91 anos as mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas. Isso em fevereiro de 1932, pelo Decreto n° 21.076 assinado pelo Presidente da República Getúlio Vargas. 

De uma canetada só, o Presidente também criou a Justiça Eleitoral e instituiu o voto secreto - a reforma eleitoral era uma das bandeiras do movimento denominado Revolução de 30. 
Na eleição do ano seguinte para Assembleia Nacional Constituinte, as mulheres puderam participar. Eleitos + uma única mulher se elegeu - os parlamentares elaboraram a Constituição de 1934 (a 3ª Constituição Federal do Brasil) consolidando o voto feminino. 

Desde a década de 20 que o movimento feminista começou a ganhar corpo no Brasil. Assim, ganhou força o movimento comandado pela professora e escritora Maria Lacerda de Moura e a bióloga Bertha Lutz, com a fundação da Liga para Emancipação Internacional da Mulher - grupo de estudo lutando pela igualdade política das mulheres. 
Nesta primeira eleição com o voto feminino(1933) a médica paulista Carlota Pereira de Queirós eleita deputada federal, como a 1ª mulher a ter um mandato pelo voto popular depois de instituído o Código Eleitoral de 1932. Também eleita, como suplente, a bióloga Bertha Lutz, assumiu em julho de 1936, sendo a segunda mulher a ter um assento no Parlamento Federal.(Pesquisa e texto de Wesley Faustino para o site Notícias de Ubatã).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga