Eleicões de 1954 na Bahia teve urnas roubadas à mão armada

|

Segundo relatório apurador das eleições  de 3 de outubro de 1954, na Bahia para disputa de governador, vice governador, senador, suplente, deputados estaduais e federais, teve urna roubada, seção que tinha poucos eleitores e fora transferida, outra que o presidente não compareceu e outra que os mesários também não compareceram - foram anuladas e transferidas.

Eleitos Juracy Magalhães para governador, Orlando Moscozo Barreto de Araujo, eleito vice-governador; Otávio Mangabeira e Aloysio de Carvalho Filho, senador e suplente; 27 deputados federais e 60 estaduais e os prefeitos dos municipios.

Nesta época o candidato a vice-governador e o suplente de senador era votado, tinha uma disputa entre os candidatos destes cargos. Nos municipios não existiam a figura do vice-prefeito.

Vinte e oito urnas foram anuladas, como consta no relatório e mapa anexo ao relatório, estas totalizaram 7.903 eleitores,  com as urnas roubadas que tinham aptos a votar 581 eleitores.

As urnas das seções 15ª e  68ª  do arraial de São José do Colônia no municipio de Itambé, extremo sul da Bahia, conforme relatório apresentado pelo presidente da comissão formada para elaborar o relatório da "Comissão Apuradora",  Gilberto Andrade, " roubados por um grupo de indivíduos  mascarados que assim procederam atacando à mão armada o local onde estava a dita e a força policial que lhe montava guarda".

O Tribunal Regional Eleitoral também analisou 108 ações impetradas pelos partidos, todas julgadas e resolvidas.(Texto e pesquisa de Wesley Faustino para site Noticias de Ubatã).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga