Ubatã: Famílias tradicionais na política tem destaque na dos Muniz

|

 
Das famílias politicas no município de Ubatã, a dos "Muniz" já elegeu oito membros para o Legislativo, três para o Executivo de Ubatã e dois para a Câmara Municipal de Camacan.
No pleito de 1954 elege Antônio Muniz Ramos para o mandato de 1955 a 1958. A partir desta eleição a história da família abrange várias eleições e se destaca no tempo.

Neste ano está completando dezenove mandatos, sendo sete entre vice-prefeito e prefeito e doze  de um Muniz na Câmara Municipal, isto em Ubatã, porque em Camacan, também sul da Bahia, elegeram Conceição Muniz como vereadora, e agora presidindo a Câmara, eleito no 1° e 2° biênios, seu herdeiro politico Lucas Muniz, no 2° mandato de vereador.  Em Ubaitaba, Catarino Muniz, teve três mandatos, até hoje o edil mais votado na história politica. Assim totalizam 25 mandatos. 
Os políticos da família Muniz a exemplo dos ex-vereadores Almir Muniz(1963/1970) e Agilson Muniz (1989/1992) tiveram mandatos de prefeito e vice-prefeito.

Agilson Muniz, vereador eleito em 1988, vice-prefeito em dois mandatos(2000 a 2008), prefeito interino por quatro meses e, em seguida, eleito pelo povo nas eleições de 2008 - governou 21 meses, entre os dois afastamentos no mandato.
Em dois mandatos subsequentes, precisamente 2001/2008, o município de Ubatã  foi administrado também por um membro da família Muniz, o popular Dai da Caixa - Adailton Ramos Magalhães.
Apesar de não ter o sobrenome Muniz, Dai da Caixa é filho de uma Muniz, Alzenita Muniz Ramos Magalhães.  Sua irmã Jaciara Ramos Magalhães, teve um mandato de vereadora na gestão de Almenisio Braga Lopes.
A família tem tradição em renovar mandato: Eduardo Muniz teve três mandatos na Câmara Municipal nos anos 70 ; Agilson Muniz, quatro, Almir Muniz teve três; Dai da Caixa,  dois, e nos últimos anos, já  na 3ª geração, elege para o segundo mandato em Ubatã Devinho Muniz.

Nesta linhagem dos Muniz ainda tivemos no parlamento Wally Muniz, presidente da Câmara Municipal em dois biênios consecutivos e Tarciso Muniz, vereador em um mandato.

Texto e pesquisa de Wesley Faustino para redação do Noticias de Ubatã.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga