Ubatã: Família Silva e seus 21 mandatos iniciados em 1959

|

A saga começou com a eleição do comerciante Alberto Rocha e Silva  que exerceu por três vezes o mandato de vereador no município, nos períodos de 1959 a 1970 e um de vice-prefeito. Beto Silva, como era conhecido, era irmão de Jalmiro Rocha e Silva, Androsil Rocha e Silva,  tio e padrinho de batismo de Paulo Silva.

Nas eleições de 1967, na sua terceira disputa - duas derrotas anteriores - venceu a eleição o farmacêutico Jalmiro Rocha e Silva, conhecido como Bia Silva ou Bia da farmácia, dono da ex-farmácia Silva, no centro da cidade. Bia Silva foi eleito o 4° prefeito do município de Ubatã(1968/1971). 

Na gestão iniciada em 1977, do então prefeito Androsil Rocha e Silva, o ex-vereador Alberto Rocha e Silva, seu irmão, tornou-se o 1° vice-prefeito de Ubatã - até 1976 não existia a figura do vice-prefeito. Beto Silva faleceu com apenas oito meses de mandato.

Duas gestões depois, o povo elege o "magrinho elétrico" como era carinhosamente chamado Androsil Silva, que se torna o 7° e o 9° prefeito a administrar Ubatã, ao ser eleito democraticamente por duas vezes - 1976 e 1988.

Atualmente na segunda geração de políticos dos Silva, o engenheiro agrônomo Paulo Silva, elegeu-se vereador por seis mandatos, presidente da  Câmara de Vereadores de Ubatã e, atualmente, no segundo mandato de vice-prefeito

Paulo Silva no mandato 2017-2020 assumiu como prefeito, por um curto período, tornando-se o 21°prefeito do município e o terceiro da família Silva.
O poderio político da família, elegeu também a professora Joilda Silva, esposa de Paulo Silva, eleita em 2013 para Casa Legislativa, na época, com a maior votação já dada a um parlamentar de Ubatã. 
Joilda Silva deixou a vereança e a família elegeu para o 12° mandato dos Silva no legislativo ubatense, o filho do casal Paulo e Joilda, o advogado Paulo César Silva e Silva Junior, hoje no segundo mandato.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores(2021/2022), Vado Alexandrino, no seu terceiro mandato é um Silva. Filho do Ex- prefeito de dois mandatos Androsil Rocha e Silva e primo do atual vice-prefeito. Outra pessoa da prole Silva, a advogada Simone Silva, pela segunda vez, alcança a primeira suplência no legislativo ubatense.

São 21 mandatos,  iniciado nas eleições de 1959, da família Silva com algum  representante no Poder Executivo ou Legislativo de Ubatã.

"Nosso maior empreendimento na vida pública  é cuidar de gente, cuidar do nosso município" fala emocionado Paulo Silva, hoje a maior liderança dos Silva. Lembrar que desde 2017 a família tem três pessoas simultaneamente no poder: o vice-prefeito e dois vereadores.

(Texto e pesquisa de Wesley Faustino para Redação Noticias de Ubatã).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga