Ministro anuncia mudança na política de preços da Petrobras

|

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que a política de preços dos combustíveis praticada pela Petrobras irá mudar após reunião do conselho da empresa, no fim de abril. 

A política hoje é baseada no mercado externo, o que não irá mais acontecer. Assim, a estatal vai passar a considerar o mercado nacional, o que deve provocar uma redução entre R$ 0,22 e R$ 0,25 no preço do diesel. Não foram anunciadas as possíveis reduções em outros combustíveis, como a gasolina e o etanol. 

"O tal PPI [Preço por Paridade de Importação] é um verdadeiro absurdo. Nós temos que ter o que eu tenho chamado de PCI, Preço de Competitividade Interno", disse em entrevista ao programa Conexão GloboNews. 

O PPI foi implementado durante o governo Temer em 2016 e mantido durante todo o governo Bolsonaro. A política está submetida ao critério de paridade internacional, que faz o preço dos combustíveis variar de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional e das oscilações do dólar. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é crítico da política e prometeu a alteração ainda durante a campanha presidencial. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, indicado por Lula, já afirmou que as diretrizes precisam ser definida pelo governo, e não pela compahia. 

De acordo com Silveira, a empresa vai voltar a ter função de amortecimento para diminuir o impacto de crises internacionais no preço dos combustíveis nas refinarias brasileiras. Fonte: A Tarde

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga