Ação de reintegração de posse retira MST de fazenda de extinta EBDA em Jaguaquara

|

Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tiveram de desocupar uma fazenda pertencente à extinta EBDA [Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola] em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. 

Segundo o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, o cumprimento do mandado de desocupação de posse foi feito nesta quinta-feira (5) por policiais militares do 19º BPM e da Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE Central. 
Máquinas fizeram a demolição de barracos instalados pelos trabalhadores rurais na fazenda, que fica às margens da BA-250. Houve um momento de resistência, mas após diálogo com oficiais da PM acataram a decisão judicial. 

Os assentados afirmaram que a área, antes improdutiva, estava sendo usada pelo grupo com plantio de feijão e milho. A área disputada estava sendo usada pela prefeitura de Itiruçu, na mesma região, após concessão de uso do governo da Bahia em 2018. 

Os ocupantes criticaram a prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório (PSD), pela ação de reintegração de posse. Ainda segundo informações, em caso de desobediência à ordem, os assentados teriam de arcar com multa diária de R$ 1 mil. Há a possibilidade de novos protestos do MST na região.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga