Fazendeiros da Bahia montam células para enfrentar “Abril Vermelho” do MST

|


Fazendeiros se organizam em dezenas de cidades da Bahia para reagir ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à onda de invasões anunciadas para o chamado “Abril Vermelho”. A CNN teve acesso à planilha do grupo de fazendeiros, chamado “Invasão zero”. 

Na versão mais atualizada, havia 800 fazendeiros listados e distribuídos em 130 dos 417 municípios baianos em sete núcleos de cidades: Itabuna, Ipaú, Itapetinga, Eunápolis, Santo Antonio de Jesus e Vale do Jiquiriçá. 

A origem do movimento foi na cidade de Santa Luzia, onde um pequeno grupo de fazendeiros conseguiu impedir a invasão dos sem-terra. Desde então, o movimento cresceu e associações e sindicatos rurais têm servido de base para reuniões. Mais recentemente, prefeituras de outras regiões do estado aderiram.
Na avaliação do fazendeiro Luis Uaquim, “a mudança de governo na esfera federal trouxe de volta uma política –apoiada pelo PT– das invasões de terra, que acaba sendo pior na Bahia porque o PT governa o estado há 16 anos, então, o MST encontra aqui solo fértil para invadir”. Ele também afirma que “onde tem governo do PT há uma resistência do governo em ajudar”, por isso o grupo ganhou corpo. 

De acordo com o Incra, foram comunicadas ao órgão 16 invasões neste ano no país, sendo seis em São Paulo, dez na Bahia e uma no Espírito Santo. Fonte: CNN Brasil

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga