Brasil: Ex-presidentes da República têm direitos a salários, assessores e veículos pagos pelo pela União

|

Aprovada e Sancionada em 1986 no governo do então  presidente José Sarney, a Lei n° 7474, "dispõe sobre medidas de segurança aos ex-presidentes da República ". 

Pelo texto da Lei, as despesas serão  custeadas com dotações  próprias da Presidência da República e conta com quatro servidores para segurança e apoio pessoal, além de dois servidores ocupantes de cargo de comissão do grupo de Direção e Assessoramento (DAS), e dois veículos com motoristas que formam o staff dos ex-presidentes da República. 

Hoje, os beneficiários são os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O ex-presidente da República, Itamar Franco, falecido em 2011, teve cessado o direito - a família não recebe em caso de morte. 

O atual mandatário do Brasil, Jair Messias Bolsonaro(PL), terá as benesses a partir de janeiro de 2023, quando será considerado ex.
Bolsonaro ainda terá direito a remuneração como capitão da reserva do Exército Brasileiro de 12 mil reais e a aposentadoria como deputado federal, na faixa de R$ 30 mil. 

Além dos oitos assessores a disposição, os ex-presidentes da República têm direitos a remuneração, passagens aéreas para o Brasil e exterior - não têm diárias -  e os assessores, salários, passagens e diárias.(Redação Notícias de Ubatã  - NU).

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga