Jerônimo supera ACM Neto e eleições vão para segundo turno

|

A disputa para governador na Bahia será decidida no segundo turno. Contrariando todos os outros institutos de pesquisa, Jerônimo Rodrigues (PT) superou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), confirmando a projeção do AtlasIntel/A TARDE e a menos de dois pontos percentuais da vitória em primeiro turno.

Com 99,10% das urnas apuradas, O resultado de 49,32% contra 40,89% demonstra o grande crescimento do candidato petista, repetindo a reviravolta vista nas últimas quatro eleições no estado e confirmando a força do ex-presidente Lula como principal cabo eleitoral de Jerônimo.O cenário é somado à grande aprovação do governo Rui Costa, além da imagem positiva dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, esse último reeleito com larga margem de votos.

O grande desafio da campanha era reverter o desconhecimento de Jerônimo, que apesar de um trabalho bem avaliado na Secretaria de Desenvolvimento Rural e da gestão à frente da Secretaria de Educação, nunca havia disputado uma eleição.

A candidatura do Jerônimo surpreendeu até mesmo a militância petista. Quando todos esperavam que Jaques Wagner tentasse o retorno ao Palácio de Ondina, o ex-governador e senador se retirou da disputa e com a decisão de Otto Alencar disputar a reeleição, coube a Rui Costa permanecer até o fim do mandato.

Diante da ruptura do Partido Progressistas (PP), cujo vice-governador João Leão se aliou a ACM Neto, mais uma vez a cúpula petista surpreendeu e anunciou Geraldo Jr. (MDB), presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e ex-aliado do ex-prefeito da capital.

Com o PSD de Otto e o MDB, ambos com muita capilaridade no interior, Jerônimo percorreu toda a Bahia e se apresentou o eleitorado como o herdeiro do legado de quatro gestões de Wagner e Rui, e a benção de Lula, com intenções de voto em torno de 70%. 

Fonte: A Tarde

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga