Médico veterinário alerta sobre os riscos dos fogos para pets durante os festejos juninos

|

O veterinário Fernando Oliveira, da Diagnovet, participou do BNews Agora, da Piatã FM (94,3), na noite desta terça-feira (21), para tratar dos cuidados que os tutores devem ter com os pets durante os festejos juninos. Segundo o veterinário, todos os animais sofrem porque tanto o olfato como a audição servem como alerta.

“Esse período agora, o São João, esse ano vai ser complicado, porque nós temos o São João, depois vamos ter a Copa do Mundo e depois o Reveillon, nesse período cães e gatos sofrem muito com isso porque aquele barulho, aquela luminosidade que os fogos produzem assustam e eles desenvolvem o mecanismo de fuga, hoje a grande população hoje mora em apartamento e existe uma espécie que sofre também muito que são as aves, muita gente tá criando hoje calopsita, muita gente tá criando rignet, e esse barulho essa luz de forma repentina acorda ele e ele tem o mecanismo de fuga e nessa fuga principalmente a calopsita se bate muito na gaiola e chegam a morrer”, disse Oliveira.
Ainda de acordo com o especialista, alguns métodos podem ser adotados para amenizar o sofrimento dos animais.

“Recomendo começar um dia antes daquela data prevista oferecer petisco ao seu cão para que ele desvie a atenção do barulho e se ligue na premiação que vai ter. Outra forma é ligar o rádio ou TV em um canal de música tranquila e principalmente, se tiver um espaço, sala, quarto que possa proteger daquela luz que a queima produz já vai amenizar muito”, ressaltou.

O susto causado pelos fogos de artifício pode trazer sérios problemas para a saúde do animal. “Como é uma descarga, essa adrenalina de forma brusca pode causa alguma consequência, principalmente no coração, pulmão e rins. É importante dar uma atenção a esses métodos de prevenção porque uma vez disparados esses gatilhos podem até ter uma morte súbita”.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga