Jequié: Chesf vai aumentar vazão de águas da Barragem de Pedra

|

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela Barragem da Pedra, em Jequié, fez um alerta na manhã dessa sexta-feira (10), para uma vazão maior de águas, que começam a ser liberadas no início da tarde. A informação foi anunciada também pelo Governador Rui Costa, em entrevista ao Programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia.

Segundo a empresa, o reservatório está com mais 60% do volume útil, devido ao período de chuvas intensas na região da cabeceira do Rio de Contas, assim sendo necessário aumentar a vazão da barragem. A companhia informou que a população ribeirinha deve ficar atenta ao aumento de água no Rio das Contas. Os principais institutos de meteorologia apontam que a chuva forte deve permanecer na Bahia ao menos até o domingo.

De acordo com o comunicado, serão liberados nesta sex-feira (10) 400 metros cúbicos por segundo e deverá aumentar no final de semana chegando a 650m³/s no domingo (12) e quase dobrando na segunda-feira (13), chegando a 750m³/s.

O cronograma de vazão do lago teve início na última segunda-feira (6) com 200m³/s. Já na terça foram 300m³/s e na quarta-feira 400m³/s. Ontem a distribuição era de 200 metros cúbicos. A liberação de mais águas do lago da Barragem de Pedra atingirá população ribeirinha nos municípios de Jequié, Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal e Itacaré. (Giro Ipiaú)

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Davii Alvarenga