Por Wesley Faustino
Eleito para governar o município de Ubatã em 1962, Hamilton Fernandes Mota, foi o idealizador da criação da União dos Municípios da Bahia, conhecida como UPB.
Dinâmico, empreendedor e articulador, tinha seu lema na união e não teve dúvidas que um órgão para representar todos os municípios os daria força para conseguir recursos e defender suas idéias com mais força.
Assim, em agosto de 1964, é fundada e eleita sua 1ª diretoria, sendo seu primeiro presidente, o prefeito de Ubatã, Hamilton Fernandes Mota.
Em acordo com governador Lomanto Júnior, seu amigo pessoal e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), tomou posse dia 13 de agosto, para homenagear sua filha, Thiana Mota, aniversariante na data.
Entidade presidencialista com mandatos de dois anos e reeleição, a UPB revelou a Bahia grandes gestores. Ao longo desses 60 anos foi presidida por 27 prefeitos, pertencentes a todas as regiões da Bahia.
Wesley Faustino, pesquisador, historiador, escritor, especialista em Gestão Pública e Gestão Municipal e ex-vice-prefeito de Ubatã.