26 julho 2021

Olímpiadas: 'Fadinha' Rayssa Leal conquista a prata no skate street feminino

A maranhense Rayssa Leal se tornou a atleta brasileira mais nova a conquistar uma medalha nas Olimpíadas. Aos 13 anos, a "fadinha do skate" foi prata na modalidade street nos Jogos de Tóquio, na madrugada desta segunda-feira. A brasileira ficou atrás apenas da japonesa Momiji Nishiya, da mesma idade, que levou a medalha de ouro. Funa Nakayama, também do Japão, completou o pódio, e conquistou o bronze. 

Na classificação final, Momiji somou 15.26 pontos, Rayssa ficou com 14.64 e Nakayama teve 14.49. Aos 13 anos e 203 dias, além de ser a atleta mais jovem do Brasil numa edição dos Jogos Olímpicos, Rayssa se torna também a representante mais nova do país a conquistar uma medalha, e a terceira na história das Olimpíadas.
Rayssa foi a única das três representantes brasileiras a avançar à final, disputada no Ariake Urban Sports Park. Letícia Bufoni e Pâmela Rosa ficaram em nono e 10º lugares, respectivamente, na fase de classificação, mas apenas as oito melhores seguiam para a disputa por medalhas.

O skate é um dos cinco esportes que estreiam nessa edição dos Jogos Olímpicos, ao lado do surfe, escalada, caratê e beisebol.