O Hospital Municipal de Itororó, na região Centro-Sul da Bahia, foi completamente fechado na última terça-feira (5). Em entrevista à TV Bahia, o secretário municipal da Saúde do município, Marcelo Andrade, disse que um dos motivos para o fechamento da unidade de saúde foi o atraso no repasse da verba mensal de R$ 60 mil do Estado. "O Governo Federal, através do SUS, pagou ao estado no dia 20 a verba e ela até hoje não foi repassada aos municípios", afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, os funcionários do hospital estão há 60 dias sem receber salário e também o 13º salário. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que efetuou a transferência de recursos para o município de Itororó referentes ao mês de dezembro no último dia 6 de janeiro. "A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informa que não há quaisquer pendências junto ao município de Itororó e não é a responsável pelo fechamento do hospital municipal", disse em nota.
Ainda segundo a Sesab, no último dia 5 de janeiro, o Ministério da Saúde realizou a transferência de recursos para o Estado. A Secretaria Municipal de Saúde de Itororó não foi encontrada para responder sobre a transferência de recursos. (Correio 24h)