30 outubro 2015

Ubatã: Chuvas causam vários pontos de alagamento no município

Veículo estacionado na Landulfo Alves ficou "mergulhado"
Foto: Notícias de Ubatã
Alagamentos na Lauro de Freitas sempre dão trabalho aos comerciantes
Foto: Notícias de Ubatã
Em algumas ruas o problema é a falta de bueiros
Foto: Notícias de Ubatã
As chuvas que caíram nesta sexta-feira (30) causaram vários pontos de alagamento no município de Ubatã. O problema recorrente é agravado por fatores como ausência de bueiros em determinadas ruas e entupimentos na rede hidráulica, bem como o acúmulo de lixo residencial nas vias, entulhos, dentre outros sedimentos, que são arrastados pela força das águas, inviabilizando o escoamento nas "bocas de lobo".

No final do ano passado, as chuvas foram tão intensas que a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado declararam Estado de Calamidade Pública, devido ao fato de diversas residências terem ficado completamente destruídas. Nesta sexta, diversas ruas ficaram alagadas, à exemplo da Landulfo Alves, Lauro de Freitas, Presidente Médici, dentre outras. Muitos comerciantes tiveram trabalho durante a manhã, retirando água dos estabelecimentos.

Nas vias que não dispõe de calçamento, o problema se multiplica devido a lama que se forma. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nas próximas 24 horas poderá chover aproximadamente 55 mm, que corresponde a 19% do esperado do mês. Em tempo, embora diante de fortes chuvas não se tenha muito o que fazer, uma possível saída para amenizar o problema dos alagamentos seria uma revisão geral em toda a rede de esgoto do município, e um trabalho de conscientização e aplicação de multas no tocante ao acúmulo de lixo nas ruas, que consequentemente ocasiona os entupimentos. (Notícias de Ubatã)