12 março 2014

Ubatã: Reunião entre APLB e professores revela deficiências; greve pode ser instaurada

Reunião atraiu diversos professores para o Centro Catequético
Foto: Notícias de Ubatã
Prof. Marino, APLB local, e os advogados Dr. Guilherme Lima e Dr. Alcione Barbosa
Foto: Notícias de Ubatã
Uma reunião realizada entre a Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB/Sindicato) e servidores da educação, na tarde desta quarta-feira (12), no Centro Catequético, demonstrou a situação deficitária em que se encontram os servidores da educação municipal, mesmo após a confecção do Reordenamento da Rede. A vereadora Joilda Silva (PSC), que atua na área, participou da reunião, assim como o Professor Marino, atual presidente da APLB local. Desde o ano passado que a o Reordenamento era visto com a solução para os problemas do setor no município, entretanto, segundo Dilma Santana, da APLB Estadual, a reorganização da rede só fez piorar a situação.

Dilma, em discurso, disse que está decepcionada com o município e que nunca viu tamanhas irregularidades em um mesmo lugar. "Estão mudando até a Lei das Diretrizes Básicas da Educação (LDB), colocando um calendário escolar com 207 dias letivos, ao invés de 200 dias como reza a lei" afirmou. Dilma ainda teceu críticas à gestão municipal, que não se fez presente na reunião, e ainda disparou "Queremos sentar e discutir é com a prefeita, não é com secretário não, e a mesma disse que não poderia vir pra reunião pois iria se encontrar com o governador, em Jequié. Acha que isso é mais importante que os problemas dos servidores" disse Dilma, em discurso inflamado.
Dilma Santana, APLB Estadual
Foto: Notícias de Ubatã

Dilma ainda ressaltou que nos dias 17, 18 e 19 ocorrerá a Greve Nacional dos professores, que visa brigar por diversas garantias, à exemplo do cumprimento do piso salarial, plano de carreira, dentre outros. Entretanto uma greve na educação municipal, por tempo indeterminado, poderá ser instaurada, caso até o dia 20 não seja discutida e colocado em prática as reivindicações dos servidores da educação municipal de Ubatã. Segundo informações, a prefeita Simeia Queiroz (PSB) atenderá a comissão da APLB e professores nesta quinta-feira (13).

A representante da APLB estadual ainda teceu críticas à gestão passada da APLB local, que era gerida por Edineia Souza, atualmente Sec. de Educação. " A APLB em 2013 "fechou as portas" e foi trabalhar quase que praticamente na Sec. de Educação do Município. Não somos inimigos da gestão, mas a APLB não pode trabalhar "ao lado" da Prefeitura, somos sindicato independente" frisou. Os novos representantes do jurídico da APLB local foram apresentados aos professores. Trata-se dos advogados Dr.Alcione Barbosa e Dr. Guilherme Lima, ambos de Vitória da Conquista.

(Notícias de Ubatã)