19 agosto 2013

Ubatã teve história contada em Seminário realizado pelo CEU

Alunos relembram Programa de Olisval e as Olivetes
Foto: Yan Santos, Notícias de Ubatã
Um Projeto de Sociologia do Colégio Estadual de Ubatã (CEU) contou a história cultural do município durante a manhã desta sexta-feira (16). O projeto, coordenado pela professora Rose Santana, ocorreu pela manhã, das 8h às 11h e acontecerá pela tarde de 13h30 à 17h, envolvendo os alunos do ensino médio.

O projeto resgatou momentos históricos da cultura do município, como os filmes do Cine Vitória, do ubatense Paulo Costa, o show de calouros "Olisval e suas Olisvetes", os grupos de arte Canoatan e Taplime, os desfiles cívicos de 07 e 26 de setembro, os blocos dos tradicionais micaretas, à exemplo do Eu Vou e os Pintas, dentre outros acontecimentos relevantes.

Artistas locais como Chirs Queiroz, Neusa Costa, do Canoatan e Chuiquinho Régis, também Canoatan foram lembrados. Alguns acervos, à exemplo do Primeiro Jornal da cidade, "Jornal de Ubatã", datado de 20 de Julho de 1958, alguns títulos do grupo de arte Canoatan foram expostos nos stands.

As festas juninas e os tradicionais arraiás da cidade também foram lembrados pelos alunos, que resgataram a memória dos grandes desfiles cívicos e das fanfarras. O atual projeto cultural da cidade, Ubatambor, também marcou presença no evento. 

Redação Notícias de Ubatã