TIMRC (Território de Identidade do Médio Rio das Contas). |
Prefeitos, secretários municípios e membros do Colegiado do Território de Identidade do Médio Rio das Contas (TIMRC)marcaram presença na solenidade de lançamento do Plano Safra da Bahia, realizada na última segunda-feira, 12, no Espaço de Leilões do Parque de Exposições de Salvador. O plano que comtempla a agricultura, a pecuária, a pesca e a aquicultura, foi definido pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, como “um divisor de águas, num momento de muita dificuldade da agropecuária baiana, por causa da longa estiagem”.
Na oportunidade o governador Jaques Wagner destacou que os investimentos na agropecuária baiana devem ser utilizados para melhorar a produtividade, aumentar a produção e a renda de quem faz a pequena agricultura e chamou a atenção dos prefeitos presentes para que sejam incentivadores desse processo. Um crédito no valor R$ 5,5 bilhões, dos quais R$ 1,2 bi para a agricultura familiar será disponibilizado pelo plano, cujo objetivo é apoiar os produtores rurais, proporcionando condições para a manutenção e expansão de suas atividades, de forma competitiva e sustentável.
No decorrer da programação o governador Jaques Wagner autorizou a publicação de oito editais do Programa Vida Melhor, destinados a selecionar projetos para dinamizar as cadeias produtivas da fruticultura, apicultura, mandiocultura e ovino e caprinocultura. O Território do Médio Rio das Contas estará incluído nas cadeias produtivas de ovino e caprinocultura de corte. Em outro momento do ato o território recebeu mais três maquinas retroescavadeiras JCB. Foram contemplados os municípios de Jitauna, Nova Ibiá e Ubatã, cabendo aos prefeitos Edson Silva, Fabio Caires e Siméia de Souza, receberem as chaves das máquinas. (ASCOM/TIMRC).